PERIODONTIA

BOCA SAUDÁVEL NOVAMENTE!

Odontologia Especializada

É a especialidade da Odontologia que previne e trata dos tecidos de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, ossos e ligamentos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode ser classificado como gengivite ou periodontite.

Gengivite

É o estágio inicial da doença periodontal, causada pela presença da placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva.

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma da doença é o recuo ou retração gengival, conferindo aos dentes uma aparência alongada. Algumas pessoas apresentam mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca.

Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Normalmente, com uma visita ao dentista para profilaxia, uma correta escovação e o uso de fio/fita dental, a doença regride, entretanto, se não tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.

Periodontite

A periodontite é a doença periodontal que resulta da extensão do processo inflamatório iniciado na gengiva para os tecidos de suporte de periodonto, levando a perda progressiva do osso alveolar ao redor dos dentes.

A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

Os sintomas clássicos da periodontite incluem gengiva vermelha e inchada, sangramento gengival, amolecimento e alteração da posição dos dentes e mau hálito constante.

Dependendo da extensão da doença periodontal, o tratamento pode variar amplamente. Se a doença for diagnosticada precocemente, procedimentos simples, como a raspagem e o alisamento radicular, podem ser realizados, afim de remover a placa bacteriana e o cálculo abaixo da margem gengival e eliminar as bactérias causadoras da infecção. Entretanto, se a doença estiver em estágio mais avançado, cirurgias poderão ser necessárias.

Você receberá instruções sobre os cuidados a serem tomados com os dentes e as gengivas que estão cicatrizando. Manter uma boa higiene bucal e fazer acompanhamento continuo com o dentista por toda a vida, são importantes para ajudar a evitar a doença periodontal e a possibilidade de sua recorrência.

Whatsapp: (11) 96334-0006
E-mail: contato@artoralodontologia.com.br
Endereço: Av. Conselheiro Carrão, 1691 - Vila Carrão - São Paulo /SP.
Resp. Técnico: Dr Rodrigo Felice - CRO/SP 85468

Deixe seu nome e telefone que ligamos para você.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO!